Dicas de Pintura



Dicas de Pintura



Nesta página apresentamos algumas dicas, truques e conselhos para realizar uma pintura mais fácil, correcta e eficaz.

Alguns Concelhos

Faça em primeiro lugar uma lista completa dos materiais necessários e que vai utilizar: tintas, massas, lixas, espátulas, pincéis, rolos, fita, coberturas, etc.

Não se esqueça que normalmente se utiliza 2 a 3 demãos de tinta para uma pintura.

Escolha as tintas correctamente, conforme o que vai pintar, se não souber exactamente o que deve comprar ou como deverá efectuar algum trabalho, pergunte sempre a um técnico especializado, poderá assim poupar muito dinheiro e não comprar o que não é necessário ou o que não é mais correcto.

Compre somente a quantidade de tinta que vai utilizar na pintura. Veja o rendimento (m2/litro/demão) do produto (tintas, vernizes, primários, etc.) que escolheu e faça o cálculo da quantidade necessária como descrito abaixo.

Metros quadrados (m2) a pintar, divida pelo rendimento da tinta e saberá então a quantidade necessária para efectuar a pintura em uma demão.

Siga sempre as indicações dos fabricantes ou profissionais, conseguirá assim um trabalho de maior qualidade.

Aguarde o tempo mínimo recomendado, que está descrito na embalagem ou ficha técnica da tinta, para efectuar a aplicação das demãos.

Tenha cuidado com os defeitos existentes na superfície que você deseja pintar. Repare-os adequadamente antes de iniciar aplicação de um esquema de pintura.

Em casos de respingos, limpe imediatamente a superfície utilizando uma esponja ou pano húmido com o próprio solvente do produto.

O uso de primário selante antes da pintura fecha os poros da parede e impede que grande quantidade de tinta seja desperdiçada, com consequente maior rendimento da tinta de acabamento.

Tintas com brilho destacam as imperfeições das superfícies. Para paredes com saliências e rugosidade é indicado o uso de tintas mate.

Quando escolher uma cor num ambiente interno, e for escolher para ambientes externos, escolha sempre um tom acima (mais fechado) daquele que deseja. A luz do sol que incide sobre as superfícies externas é total e por isso abre as tonalidades.

Para pintar paredes de alvenaria (reboco, tijolo, etc.), principalmente as externas, utiliza tintas acrílicas, que são mais duráveis e resistentes à chuva, sol e intempéries.

Para destacar objectos específicos, pinte a parede de fundo com uma cor que faça contraste com estes.

Para esconder objectos específicos, pinte a parede de fundo num tom que se assemelhe ao do objecto a ser escondido.

Para rebaixar o tecto, basta pintar o tecto em tons mais escuros do que as paredes.

Para elevar o tecto, aplique no tecto cores mais claras do que as usadas nas paredes.

Para alargar corredores, as extremidades dos corredores e o tecto devem ser pintados com cor mais escura do que as das paredes.

Para alongar paredes, aplique tom claro na parte de cima da parede e pinte a parte de baixo com tom mais escuro.

Para encurtar ambientes, em um ambiente rectangular aplique uma cor mais escura nas paredes menores.

Não pense que resolve o problema da humidade nas paredes com uma demão de tinta.
Determine, primeiro a origem dos problemas e mande arranjar, se não quiser que a tinta volte a estalar e a/ou esfarelar, caso contrário será uma perca de tempo e dinheiro.


Pintar com Esmaltes


A Limpeza: É muito importante que a superfície sobre a qual o esmalte vai ser aplicado seja previamente limpa, livre de gorduras, lixo ou pó.

O tipo de limpeza depende da superfície. Assim, para madeiras não pintadas em bom estado, basta usar uma lixa fina, para homogeneizar a superfície. Nas madeiras pintadas, mas em mau estado, é normalmente necessário decapar a pintura, com produtos químicos ou meios mecânicos. Os decapantes químicos exigem grande cuidado, porque são produtos corrosivos. No caso do ferro, é necessário limpar e desengordurar bem a superfície e lixar para remover a ferrugem e depósitos de sal. Para limpar o alumínio e o zinco, use uma solução de amónia antes de lixar.

Preparar a Superfície: Depois de limpa a área deve ser preparada, aplicando um primário adequado à superfície e ao esmalte. No caso do ferro, é necessário uma camada de primário anti-ferrugem, sendo aconselhável também um produto selante, que protege contra a água. Quanto aos tempos de secagem siga as instruções do produto.

Pintar: Pinte a partir do canto superior esquerdo, para a parte inferior direita. Divida as áreas maiores e pinte em quadrados de 50 centímetros de lado, sobrepondo traços de pincel para pintar de modo uniforme. Convém fazer o trabalho todo seguido, para não se notarem imperfeições no resultado final.

O esmalte à base de água tem um manuseio mais fácil. Apresenta um cheiro mais fraco e é lavável. Não é necessário solventes para limpeza dos pincéis ou rolos. Apresenta uma melhor manutenção do brilho e da cor.

Quando mandar executar um trabalho de pintura tenha sempre em atenção o seguinte:

Se as fendas são correctamente tapadas, pois na maioria dos casos as fendas são reparadas sem as abrir primeiro e no caso das exteriores por vezes são tapadas apenas com simples gesso.

No caso de ferro à vista repare se é tratado correctamente com um primário anti-corrosão e pintado com um esmalte de grande qualidade.

Verifique se as paredes no interior são lixadas antes de serem pintadas para as tornar mais receptivas à nova pintura.

Se são correctamente isoladas todas as guarnições das portas, móveis e pavimentos.

Se é aplicada uma tinta de marca conceituada no mercado, é não esquecer de ver se as latas de tinta que estão a ser usadas são da marca indicada no orçamento.

Se é aplicado um primário isolante ou fixador seguido de 2 ou 3 demãos de tinta pois os primários misturados nas Tintas têm resultados duvidosos.

Se na pintura exterior são aplicados primários isolantes ou fixadores conforme as necessidades, antes da aplicação da tinta, muitas vezes são indicados nos orçamentos mas na realidade não são aplicados.

Uma pintura exterior deve levar sempre 3 a 4 demãos: 1 de um bom primário conforme o trabalho a efectuar e 2 a 3 demãos de tinta, que podem ser tintas membrana elástica, tintas plásticas ou texturadas, devem ser sempre de grande qualidade.

Sabia que a tinta funciona para a casa, como a pele para o corpo humano, isto é; Isola e protege, e ainda tem uma função decorativa.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário