Casa e Bem Estar: Casa organizada

Casa perfumada é sinal de saúde e bem-estar

Abrir a porta de casa e sentir um cheirinho bom no ar é sempre um prazer. E, mais do que proporcionar bem-estar, os aromas podem interagir com as pessoas. Os especialistas em aromaterapia - o tratamento com óleos essenciais baseado nos efeitos dos aromas - garantem que as essências, quando bem aplicadas, têm o poder de ajudar a combater problemas físicos e emocionais.

Por isso, conviver no lar-doce-lar com determinados perfumes pode ser, além de agradável, uma forma de proteger a saúde da família. Veja, a seguir, como escolher o aroma perfeito para cada objetivo e ambiente da casa. No mínimo, essas dicas vão lhe render ótimas sensações:

- Os aromas são derivados dos óleos essenciais, substâncias naturais extraídas de flores, folhas, sementes, cascas e raízes.
- Eles podem ser à base de óleos essenciais, que têm efeito terapêutico, ou sintéticos, que têm apenas a função de perfumar a casa.
- Vale selecionar aromas para cada ambiente da casa ou trabalho de acordo com o objetivo a ser alcançado.
- A lavanda é indicada pelos especialistas para combater insônia, depressão, cansaço e tensão. Basta usar uma gota no travesseiro ou borrifá-la no ar.
- Para áreas de trabalho e estudo, a dica é o uso do alecrim, que auxilia na concentração.
- A bergamota estimula o entusiasmo, ideal para um dia especial, como uma festa ou um jantar.
- Se a ideia é reforçar os momentos em família, o uso de gerânio ou lemongrass (capim-limão) traz alegria, paz e serenidade.
- O ylang-ylang é conhecido por seus poderes afrodisíacos e, portanto, indicado para noites de namoro.
- Já a rosa estimula o poder de sedução, além de ser indicada para aumentar a auto-estima.
- Nos ambientes em que o cheiro de limpeza faz diferença, como o banheiro, pode-se combinar os aromas cítricos com os herbais. Exemplo: tangerina e alecrim.

Receitas caseiras

- Ferver cascas de laranja ou limão para extrair o óleo essencial é uma boa alternativa para relaxar e ainda umidificar o ambiente nos dias secos.
- Para combater cheiro de mofo nos armários, a dica é usar quadradinhos de algodão com sagu, casca de canela, casca de laranja seca e cravo, amarrados como um sachê.
- Outra opção para dar um chega pra lá no mofo é misturar óleo essencial de cedro com lavanda ou combinar os aromas de lemongrass, laranja e lavanda.
- Nas sapateiras, o mais indicado é usar cipreste, cedro ou tea tree. Este último elimina odores e tem ação bactericida.
- De maneira geral, para usar os óleos essenciais, basta pingar algumas gotas em um aromatizador que funciona com uma vela acesa ou plugado na tomada. Assim, o aquecimento difunde o aroma no ambiente aos poucos.
- No mercado, há aromatizadores na forma de varetas de bambu mergulhadas em um frasco com os óleos essenciais. Ou sprays com aromas sintéticos, que reproduzem fragrâncias naturais.
- Se o objetivo é somente perfumar a casa, vale apostar nas velas, sprays sintéticos, incensos, cerâmica e pout-pourri aromatizados, que não têm efeito terapêutico, mas atuam na área sensorial e podem despertar boas lembranças. 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Read Users' Comments (0)